A importância das árvores

Você já sabe que aqui no Brasil existem duas datas para homenagear as árvores e que os outros países do mundo também têm um dia dedicado a elas. Mas afinal, por que é tão importante manter o equilíbrio das florestas e preservar as matas?

Ao contrário do que parece, as árvores não servem apenas para deixar as ruas e praças mais bonitas. Elas são fundamentais para a qualidade do ar que respiramos, para a sobrevivência de muitos animais, além de nos fornecer materiais como a madeira, celulose para o papel, óleos, resinas, remédios e muitos outros.

As árvores produzem oxigênio e absorvem gás carbônico (CO2), principal responsável pelo efeito estufa, deixando o ar que respiramos menos poluído. Elas purificam o ar, absorvem a umidade do solo e produzem sombras, evitando que as pessoas fiquem muito expostas aos raios solares. Também servem de barreira contra os ventos, chuvas fortes, enxurradas e filtram a poeira, protegendo o solo.

Qualquer pessoa consegue sentir a diferença de temperatura quando está perto de matas, por exemplo. O ar é mais úmido, fresco, limpo e nos faz sentir melhor. Quem mora em grandes centros urbanos, como São Paulo, no meio de muitas construções, sabe que o ar é bem poluído e a fumaça está sempre presente. Basta uma fugidinha pra um parque, zoológico ou cidades do interior para notarmos a diferença.

Quanto mais verde, melhor. Por isso é importante preservar as florestas e matas, pois todos nós dependemos das árvores para vivermos bem. Plantar uma árvore também é muito legal e ajuda a natureza.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: